Limpeza da lareira
Os fumo e as cinzas mancham. Quando utilizar a lareira, a combustão da madeira ou outros combustíveis sólidos produz alcatrão e outros vapores orgânicos que, quando combinados com a humidade, criam creosoto (fuligem). A acumulação excessiva de fuligem pode causar problemas de descarga de fumos e possíveis incêndios, além de escurecer os vidros das salamandras e dos permutadores de calor.
Existem duas opções para limpar a lareira:
A lareira deve ser limpa pelo menos antes de iniciar a sua estação de utilização, embora existam técnicos que recomendam limpá-la uma vez em cada estação anual, ou seja, todos os 4 meses.
· Química ou mecânica
Química
São produtos tipo bolsas ou troncos limpa-chaminés que, quando queimados na lareira, causam uma reação química com o objetivo de dissolver resíduos sólidos (como creosoto ou fuligem). São ideais para limpeza e manutenção regulares durante a estação de utilização.
Limpar a lareira com tronco limpa-chaminés
O tronco limpa-chaminés é um dos métodos mais rápidos para remover a sujidade da lareira, embora não seja um método de limpeza tão completo como os outros mencionados.
Os troncos limpa-chaminés são tratados com vários produtos químicos que ajudam a desprender o creosoto. Tão fácil quanto deixá-los arder e o fogo fará com que se transformem em simplesmente cinzas.
A utilização frequente do tronco limpa-chaminés produz melhores resultados e, aos poucos, perceberá como os flocos de creosoto se desprendem da lareira. É uma grande ajuda na limpeza e manutenção da lareira a lenha.
É muito fácil limpar com o tronco limpa-chaminés; normalmente, para o utilizar, basta acender o fogo na lareira e deixar arder durante cerca de meia hora para que o conduto interno da chaminé seja aquecido. Uma vez aquecido o conduto interno, deve colocar o tronco limpa-chaminés ou a bolsa deste produto e deixar que arda. Aconselhamos que tenha em consideração as instruções indicadas no produto. Finalmente, só precisa de remover e aspirar as cinzas resultantes.
Limpar o vidro da lareira
Na BigMat, recomendamos o uso de produtos químicos específicos para a limpeza do vidro da lareira. Existem soluções caseiras e até a opção de o limpar com jornais, mas não oferecem a eficácia, velocidade e eficiência dos produtos específicos.
Mecânica
Lembre-se de que estes métodos, embora eficientes, são bastante pesados e podem ser desagradáveis em relação aos anteriores.
Limpar a lareira com uma escova limpa-chaminés
Utiliza-se a escova limpa-chaminés de arame. É um método muito eficiente, mas precisa de dedicação e tempo; para o efeito, basta utilizar uma escova limpa-chaminés e, assim, eliminar do interior todos os elementos nocivos. Existem modelos ligeiramente flexíveis, que se estendem a todo o comprimento da lareira.
Limpar a lareira com corrente
Uma maneira um tanto rudimentar, mas eficaz, de limpar a lareira. É atada uma corrente a um fio que é utilizado como braço extensível para raspar a fuligem que adere ao interior da lareira.
Limpar a lareira com cascalho
Para limpar com o cascalho, deve despejar o produto na chaminé, remover a fuligem e colocar um recipiente no fundo para recolher a fuligem. É mais fácil de utilizar do que a escova. O saco de cascalho pode pesar muito, é importante limpar o cascalho com a ajuda de alguém e, se o fizer sozinho, faça-o com muito cuidado para evitar acidentes.
Com estas recomendações, tenha a certeza de ter a lareira perfeita durante todo o inverno.