SALAMANDRAS A LENHA
Podem ser o ponto central de aquecimento da casa e têm uma função complementar. Em diferentes tipos e materiais, com diferentes formas e desenhos, com diferentes potências e desempenhos... há fogões a lenha para todos os gostos:
Fogões a lenha por radiação:
Com uma estrutura que pode ser feita de ferro fundido ou aço, aquecem rapidamente as salas em que são colocados. Não é necessária nenhuma obra de construção para a sua instalação; uma ligação à saída de fumo é suficiente.
Salamandras a lenha com forno:
Para além de aquecer a sala, este tipo de salamandra também pode cozinhar alimentos. Para tal, têm um compartimento no topo que serve de forno com grelhador.
Salamandras a lenha:
São instalados em revestimentos novos ou existentes, têm uma câmara de ferro fundido ou vermiculite e ajudam a optimizar o calor gerado pelo fogo em até 50%. Aquecem apenas a sala em que estão instalados.
Recuperadores a lenha:
Tal como as lareiras, são instaladas na lareira, mas também oferecem uma distribuição de ar quente a várias divisões da casa, graças às suas condutas e ventiladores. Tem um sistema de vidro limpo, um interruptor de segurança, uma câmara interior de ferro fundido e uma câmara exterior de aço.
Dicas e truques para tirar o máximo partido da sua salamandra a lenha
A salamandras a lenha são um dos sistemas preferidos para aquecer a casa, uma vez que são os mais eficientes em termos energéticos. Por esta razão, no BigMat trazemos-lhe uma série de dicas sobre como alcançar uma eficiência energética óptima, que depende de vários factores:
Conheça a sua salamadra: A primeira coisa a ter em conta é a idade da sua salamandra a lenha, pois quanto mais modernos forem, melhor será a sua tecnologia de combustão. Assim, tem uma ignição mais completa, uma vez que é mais lenta e mais quente.
Manutenção adequada: Para que a salamandra tenha o máximo desempenho, é preciso manter e cuidar dele, tanto quando está a ser usado intensivamente como quando passou o seu período de utilização: varrer a chaminé, remover as cinzas, pintar o exterior das peças...
Queima eficiente da madeira: Seja por desconhecimento ou por outras razões, tendemos a utilizar lenha que não é adequada para queimar, perdendo o potencial deste material natural e danificando indiretamente a nossa salamandra. Quanto mais seca a lenha, melhores serão os níveis de eficiência que o salamandra alcançará.
Em circunstância alguma devemos queimar plásticos, madeira pintada ou envernizada, pano ou trapos de qualquer material, lixo em geral, folha de alumínio, livros impressos, todos estes materiais são muito perigosos para a nossa saúde e para a vida útil da nossa salamandra.